terça-feira, 4 de março de 2008

Tô Sacudido!

Anteontem, escrevi dois artigos agradecendo e destacando a importância dos blogs e os "blogueiros malucos" que trabalham com tanta paixão pela música, em especial, a brasileira. O artigo foi publicado, originalmente no site http://www.bocalive.org/ e em seguida no meu blog marquinhocarvalho.blogspot.com, todavia, os parceiros do Som Barato, Abracadabra e Um Que Tenha reproduziram o mesmo texto nos respectivos blogs.

Foi uma pena não ter conhecido o SacundinbenBlog (http://sacundinbenblog.blogspot.com/)a tempo de relacioná-lo entre os melhores blogs de música que conheci. O trabalho deste blog é genial!

Ele tem algo especial que ainda não consigo definir com objetividade. Talvez seja o toque quase artesanal que o administrador imprime em cada postagem. Os textos que acompanham as postagens são extremante lindos. Sinto um carinho todo especial em cada palavra empregada para definir cada uma daquelas obras primas que foram postadas.

A descrição pessoal das audições do autor é comovente, e nos inspira a ouvir aqueles discos, imediatamente, na tentativa de alçarmos os vôos sonoros que ele experimentou. Muito tocante! Fiquei bastante emocionado quando as li. Um toque singular, que nos convida a penetrar no universo musical que o SacudinbenBlog apresenta em cada uma daquelas pérolas, principalmente, da música brasileira, que eu amo demais e que tive a sorte grande de ter sido apresentado pelo meu grande amigo Tupi, há vinte e cinco anos atrás.

Olha que barato, nesse exato instante estou ouvindo através da nossa rádio - http://www.radioweb.bocalivre.org/ - "Araponga" da Rosinha de Valença, do disco que leva o nome dela, produzido em 1973. Rosinha de Valença, foi uma dentre tantos que eu conhecia somente de nome, sabia da sua importância na história da música brasileira, entretanto, só tive contato com seus discos, através dos "gloriosos" blogs.

Para concluir, creio que a únicas palavras cabíveis, nesse momento de muita alegria por ter conhecido outro blog fantástico, são apenas agradecimentos pelo belíssimo trabalho em favor da música, especialmente, no resgate de tantas obras primas da música brasileira.
Muitíssimo obrigado!

Ah, quase que tive que ligar para o "BA - Baixadores Anônimos", grupo de apoio fictício que "criei", para os baixadores compulsivos. Fiquei até as quatro da madruga baixando as pérolas que encontrei no SacundinBenBlog, dentre eles os clássicos: Waltel Branco, Raul de Souza, Monsueto, Edson Machado, Nelson Cavaquinho, Elza Soares e Wilson das Neves, Adoniran Barbosa e Geraldo Filme. E, claro, as novidades: Orquídea, Roberto Marques, Ray Barreto, Maurício Carrilho, Germano Mathias, Ray Barreto e Pagode Jazz Sardinha's Club.

Sabe de uma coisa, quando descobri o blog, me senti como um arqueólogo que fez parte da equipe que encontrou em 1974, o famoso esqueleto do Austropithecus Lucy e, logo em seguida, se deparou o outro esqueleto importantíssimo, que foi denominado, a "filha de Lucy". Todavia, esse último achado só aconteceu em 2006. Portando, sou mais sortudo que nossos brilhantes pesquisadores. Sei que a mentáfora é um esdruxula, mas foi o que senti ao me deparar o SacundinBenBlog!

Parabéns, SacundinBenBlog!

Marquinho Carvalho

Esse artigo também será publicado na página inicial do site http://www.radioweb.boca.livre/ e no www.bocalivre.org

2 comentários:

Marcel Cruz disse...

Puxa vida Marquinho, só posso te dizer que me sinto extremamente honrado com seus comentários, não sei nem o que te dizer, só digo que é extremamente gratificante receber esse retorno, tenho até medo de soar meio que vazia essas minhas poucas linhas, mas estou realmente grato e lisonjeado pela "homenagem" , to até sem jeito rsrsrs

Valeu e muitíssimo obrigado por visitar o Sacundin!!!!

Abração se cuida até...

Marcel Cruz

Saulo Rios disse...

Caro Marcos
Meu nome é Saulo Rios e estou terminando o curso de jornalismo na Universidade Federal de Viçosa.
A proposta do meu trabalho de conclusão de curso, é tentar traçar uma relação entre o atual movimento do samba de raiz, e as trocas de arquivos musicais e download.
Acompanho os blogs indicados por vc há algum tempo.
Gostaria de trocar algumas idéias com vc.
Achei muito batuta os artigos que escreveu.
no mais aguardo resposta.
sauloufv@gmail.com