sexta-feira, 14 de março de 2008

Uma Notícia Boa e Duas Péssimas!

No último dia 7 de abril a Associação dos Amigos do Museu Histórico Francisco Honório de Campos se reuniu para discutir a criação de um cineclube nas dependências do casarão do museu.

O projeto tem como objetivos fundamentais propiciar um novo espaço de lazer para a população jataiense e contribuir com a formação de um público voltado para o denominado “cinema de arte”. Para tanto, a proposta é exibir filmes do circuito alternativo que não encontram espaço nas tradicionais salas de cinemas comerciais e, muito menos, são encontrados nas locadoras.

Após a apresentação do projeto os membros da associação deram os seus pareceres e houve uma unanimidade a favor de sua aprovação. Todos elogiaram a exposição detalhada dos objetivos, justificativa e estratégias de funcionamento do que seria o futuro cineclube. Ressaltaram ainda a importância do cineclube na divulgação do nome do museu junto à população jataiense.

Poucos dias depois de aprovada a criação do cineclube eu soube da informação que o histórico Cine Goiás havia encerrado as suas atividades e o prédio se tornará um templo religioso. O curioso é que na redação do projeto consta o relato desse fenômeno que tem se verificado na maioria das cidades brasileiras.

A lamentável notícia do fechamento do Cine Goiás poderia ter sido minimizada com a aprovação do projeto do cineclube pela Associação Amigos do Museu. Todavia, o entusiasmo dos membros da Associação não teve a reciprocidade da secretária de cultura do município de Jataí que vetou a criação e funcionamento do cineclube nas dependências do Museu Histórico Francisco Honório de Campos.

Vale ressaltar que, ao vetar a criação do cineclube, a secretária de cultura está impossibilitando o recebimento de vários equipamentos eletrônicos: data show, telão, dvd player e caixas acústicas que poderiam ser doadas pelo governo federal, através do Ministério da Cultura.

A política cultural do ministério em relação ao cinema é agir como facilitador na criação de cineclubes nos diversos municípios da federação. Esses equipamentos serão distribuídos, primeiramente, nas cidades que já tem projetos de cineclubes em funcionamento. Portanto, com essa atitude torpe, a senhora Vânia Carvalho, além de prejudicar de maneira ostensiva o movimento cultural de Jataí, fecha as portas da administração municipal para o estabelecimento de uma grande parceria com o Ministério da Cultura.

O que podemos dizer diante de tamanha obscuridade por parte dessa senhora que ocupa o cargo mais importante da cultura em nossa cidade? De minha parte, só posso lamentar que o cargo seja ocupado por uma pessoa tão tacanha em termos culturais.

Também não é pra menos, afinal, foi a própria secretária de cultura que teve a capacidade de vetar a apresentação gratuita em nossa cidade do genial pianista Arthur Moreira Lima, certamente, por não conhecê-lo, agora dá mostras evidentes que desconhece a importância de um cineclube para a cultura de uma cidade.

Sinceramente, só posso acrescentar que estou de luto pela cultura jataiense devido ao fechamento do Cine Goiás e pelo veto da criação do cineclube. Mas principalmente, por termos à frente da secretaria de cultura uma pessoa tão despreparada. Justo a secretária que deveria ser a idealizadora dos grandes projetos culturais em nossa cidade, faz justamente o contrário: impede que a sociedade civil organizada tome a iniciativa. Então, deixemos que esta senhora “culta” continue organizando os seus cursos de “preparação de salada” como grandes eventos culturais.

A propósito, sugiro que atual administração de Jataí realize uma troca na nomenclatura da sua secretaria de cultura. O nome ideal seria: “Secretária do Atraso Cultural”.

Marquinho Carvalho