quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Universo Paralelo da Música Brasileira












Falar da pobreza e da monotonia musical brasileira comandada de forma pervessa pela grande mídia nacional já é lugar comum. Num País tão musical como o nosso é terrível ouvirmos nos diversos meios de comunicação sempre as mesmas coisas. Até parece que não temos pelos vários rincões do Brasil centenas de ritmos. Lamentável pra todos nós, mas especialmente pras novas gerações que não vão além da música sertaneja, axés e música estrangeira (leia-se estadunidense) de qualidade questionável.

Mas existe o universo paralelo da música brasileira. Enquanto os meios de comunicação escondem a fatura musical de nossos artistas e oferecem aos pobres mortais espalhados por esse país de dimensões continentais apenas“migalhas” da nossa diversidade rítmica, um outro universo cheio de inovações e criações fantásticas brotam nos morros, favelas, sertão, florestas, litoral e montanhas de todas as regiões do Brasil.

Neste final de semana navegando no http://www.unquetenha.org/ , um dos melhores blogs de postagem grátis de música pela internet descobri dois novos tesouros de nossa criação musical. Falo da dupla Lica Cecato e Romero Lubambo e Rodrigo Campos. A primeira uma intérprete de raro talento acompanhada ao violão pelo talentosíssimo Romero. Já Rodrigo Campos desponta com arranjos inovadores na tradicional MPB. Vale a pena conferir.

Aí vão os links desses discos que revelam mais três jovens talentos de nossa música.