domingo, 23 de março de 2008

"Os Melhores Prefeitos do Brasil"


Assim fica fácil. Basta você pagar e será relacionado entre os melhores em qualquer atividade e, como reconhecimento, terá seu nome publicado numa revista de circulação nacional. (CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
Pois foi isso que aconteceu com a tal publicação dos "Melhores Prefeitos do Brasil" que foi publicado na revista Carta Capital como informe publicitário, edição nº 478. A empresa Kriação Propaganda distribuiu aos prefeitos de todo Brasil um folder para que os interessados pagassem o valor de um mil e quinhentos reais para constarem numa suposta pesquisa que apontaria os "melhores prefeitos do País". Na maioria absoluta das cidades que tiveram seus prefeitos "eleitos" entre os melhores, não se indentificou ninguém que tivesse respondido a nenhuma pesquisa com esse fim. Portanto, o négocio foi: "pago, logo, estou entre os melhores prefeitos do Brasil".

Isso me lembra os antigos concursos de rainhas de festas em que a garota que vendesse mais bilhetes, seria eleita a rainha da respectiva festa. A única diferença, no caso dos "melhores prefeitos do Brasil" bastaria apenas o pagamento da bagatela mencionada no folder e "correr pra galera".
A expressão futebolística deverá apenas ser adaptada. "Correr pra galera" para os prefeitos que tiveram seus nomes relacionados, variou nas diversas cidades. Alguns espalharam faixas pela sua cidade com o resultado da suposta pesquisa, outros trataram de divulgá-la em altdors. Tiveram os que optaram pela divulgação em carros de som e os que escolheram jornais, rádios, tv e revistas de sua cidade. Todos, porém, valorizaram bastante os mil e quinhentos reais. Afinal, como está escrito no tal folder que insite com os prefeitos que não pagaram pela primeira publicação: "será a última oportunidade de mostrar sua eficiência como gestor público. Se isto é importante em qualquer tempo, imagine em ano eleitoral".

Publiquei a repercussão dessa notícia no site http://www.bocalivre.org/ no dia 22 de fevereiro com o título: "Os Melhores Prefeitos dos Brasil". A tal publicação que saiu como informe publicitário na revista Carta Capital rendeu muita indignação dos leitores fiéis da revista. Tanto que estava prevista uma segunda edição da tal lista dos "melhores prefeitos", mas a revista desisitiu da idéia.

Marquinho Carvalho