quarta-feira, 22 de junho de 2011

Disco com covers recria canções célebres do precursor do rock



Álbum é um tributo aos hits instantâneos de Buddy Holly, que morreu em 1959, aos 22 anos

Gravações trazem Paul McCartney, Lou Reed, Patti Smith e novatos como Florence and the Machine e Cee Lo Green

Muito se fala sobre os Beatles. Ou sobre os Rolling Stones. Mas, se não fosse por um garoto de óculos e de jeito nerd chamado Buddy Holly, talvez o rock and roll não existisse do jeito como nós o conhecemos.
Em apenas um ano e meio de carreira, Holly deixou um catálogo impressionante de composições.
Embora tenha gravado apenas três discos, deixou gravações suficientes para mais dez anos de material inédito após sua morte, em 3 de fevereiro de 1959, quanto tinha apenas 22 anos.
Tanto que até hoje suas músicas são regravadas ou usadas em comerciais (do celular Blackberry, por exemplo) e trilhas sonoras de filmes (como "Juno", de 2007, premiado com um Oscar).
Seu legado é tão grandioso que vários músicos -além de Beatles e Stones, Bob Dylan e Eric Clapton- já declararam terem sido influenciados por seu estilo único.
Até mesmo a morte de Holly, em um acidente de avião, deu origem a uma lenda. Como, na mesma tragédia, morreram Ritchie Valens e Big Bopper, ainda hoje diz-se que celebridades sempre morrem em trios.
Duvida? No ano passado, foram Gary Coleman, Dennis Hopper e Rue McClanahan; em 2009, foram Michael Jackson, Farrah Fawcett e Ed McMahon e por aí vai.
No dia 7 de setembro de 2011, o cantor completaria 75 anos. E, para relembrar sua importância, o selo Fantasy, da Concord Music Group, lança no próximo dia 28 o disco "Rave On Buddy Holly", com covers das músicas mais célebres de Holly.
Algumas são cantadas por gente estrelada, como Paul McCartney, Lou Reed e Patti Smith. Mas há também nomes que tentam deixar sua marca na história do rock and roll atual, como Julian Casablancas (Strokes), a dupla Black Keys, a cantora Florence and the Machine e o cantor Cee Lo Green.
Desde o dia 19/6, o disco já pode ser ouvido na íntegra no site da rádio "NPR": www.npr.org/music. Destaque para "Dearest" (Black Keys), "Crying, Waiting, Hoping" (Karen Elson, ex-mulher de Jack White) e "Rave On" (Casablancas).

RAVE ON BUDDY HOLLY

ARTISTA Vários
LANÇAMENTO Fantasy Records
QUANTO US$ 10 (cerca de R$ 16), na Amazon.com

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO
Publicado na Folha de São Paulo em 22/06/2011 (quarta-feira)