sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Repercussão do informe publicitário: "Os Melhores Prefeitos do Brasil", publicado na Revista Carta Capital

Publicarei aqui a repercussão na internet sobre o informe publicitário lançado na Revista Carta Capital, edição n° 478, divulgando o resultado de uma suposta pesquisa que apontou os melhores prefeitos do Brasil. Marquinho Carvalho

Do Blog do Rovai:

Alertada, Carta Capital suspende publicidade de prefeitos
(19/02/2008 01:31)

Ontem à noite, próximo das 23h, liguei para um dos sócios da Revista Carta Capital, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo. Relatei-lhe a história que vou contar na seqüência deste post. Belluzzo me ouviu surpreso e pediu 10 minutos. Em um tempo menor, retornou-me a ligação e disse: “Pode colocar na matéria do blog que a segunda edição deste encarte publicitário está cortada. A revista não aceita que utilizem indevidamente a sua imagem. E sempre que isso vier a acontecer, a decisão será a mesma.”
O começo dessa história

No dia 18 de janeiro, às 12h06, publiquei “Uma bola muito fora da CartaCapital”. A nota era crítica à primeira edição do encarte publicitário que tinha como responsável a agência Kriação e apresentava 115 prefeitos “como os melhores do Brasil em 2007”. Após esse meu comentário recebi vários e-mails sobre o assunto, um deles, já no dia 8 de fevereiro do advogado José Guerreiro Chaves Filho, de Senador Pompeu, a 300 quilômetros da Capital Fortaleza. Ele dizia ter fotos das faixas que o prefeito de sua cidade produzira para anunciar sua “aprovação” por Carta Capital. Solicitei as fotos, que foram enviadas.

Ricardo Rovai – Editor da Revista Fórum

Solicitei o folder (clique na imagem ao lado para ver ampliado), nele prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais eram “convidados” a participar da edição enviando um cheque pré-datado de 1,5 mil reais para uma caixa postal de Brasília. Entre os argumentos para que participassem da edição, a carta, que era assinada por Adriana Marques, dizia: “Não deixe de mostrar nacionalmente a sua eficiência como gestor público, porque se isto é importante em qualquer tempo, imagine em ano eleitoral”.

Entrevistada no início da noite de segunda-feira pelo editor do site, Anselmo Massad, Adriana Marques alegou que a Kriação “não está vendendo a pesquisa e, muito menos, seu resultado, mas apenas a divulgação”.

Paga quem quiser, diz agência

O advogado Guerreiro sustenta, no entanto sem apresentar provas, que “em Senador Pompeu, descobrimos que a empresa Kriação Propaganda não realizou nenhum tipo de pesquisa, entretanto, desafiamos a qualquer empresa de pesquisa de opinião pública a alcançar esse índice percentual de aprovação para o Prefeito de nossa terra, em qualquer metodologia de pesquisa adotada”. O prefeito da cidade cearense é o petista Antonio Teixeira.

Adriana Marques, da Kriação, alega que a pesquisa foi realizada em diversas cidades e, aos prefeitos e presidentes de Câmaras que obtiveram mais de 60% de aprovação, foi oferecido uma espécie de rateamento do espaço publicitário publicado na revista. “O que está sendo vendido é a publicidade na revista, não a pesquisa. Paga quem quiser”, explicou.

Segundo ela, os resultados totais não foram apresentados, como explica o anúncio da edição 478 da Carta Capital, porque as pesquisas não foram registradas nos tribunais eleitorais. O responsável pela enquete, segundo Adriana, foi o departamento de telemarketing da agência, sediada em Palmas (TO), com filial em Brasília (DF). Adriana também não soube informar sobre a metodologia da pesquisa e o número de municípios em que foi realizado o levantamento.

Decisão Exemplar

A decisão de Carta Capital, ante as evidências apresentadas, de anunciar a recusa da segunda edição do material publicitário entra para o livro das boas lições do jornalismo brasileiro. E mostra que a revista valoriza a credibilidade que acumulou graças ao bom jornalismo que pratica.

blogdorovai.blogspot.com

Retirado do Blog do Renato Rovai – Editor da Revista Fórum

Os comentários que se seguem foram postados por internautas que visitaram o blog do Rovai:

Benedti Ballaio Prado -
07/02/2008 22:33
ditob@sendnet.com.br
Tivemos hoje reunião ordinária do Fórum da Cidadania daqui de Itaberaba, Bahia, e um dos assuntos foi o "informe publicitário" eleitoreiro que a Carta Capital, desastrosamente, permitiu publicar, logicamente mediante polpuda oferta. Trabalho numa radio comunitária e já faz dias que estamos perguntando no ar quem foi ouvido pela tal "pesquisa ampla" sobre a administração municipal. Até agora não achamos ninguém. E a resposta indignada do povo é sempre a mesma: "a nota para o nosso prefeito é ZERO". Carta Capital precisa se explicar e se retratar. Seus leitores merecem isso!

Dr. Luiz Antonio Ramos Ferreira - 28/01/2008 20:39
dr.luizantonio@bjpnet.com.br
Eu não vou fazer comentários a respeito da revista porque sei que vivem disso e papel aceita tudo. Mas se cotados, venham até aqui e verifiquem pessoalmente. BJ Perdões está a apenas 70 quilômetros da capital paulista e é um desastre a administração do atual alcaide. Tenho 62 anos, sou advogado, sem facção ou partido político, nascido e vivido aqui e sinto vergonha em saber que não vemos nenhum clarão no fim do túnel. Nem túnel.
Saudações.
Luiz Antonio

Renildo - 28/01/2008 15:25
renildo.de@ig.com.br
Meus caros, como todos já viram, a tal pesquisa é uma mentira. Somente pelo fato de não ter registro algum no Tribunal Regional Eleitoral, já se confirma isso, mas vamos e venhamos a revista Carta Capital deveria vir a público e esclarecer esse desastroso acontecimento. Comentando sobre a minha cidade que infelizmente foi usada, se houvesse uma pesquisa aqui, com certeza o atual prefeito teria no máximo 3% de aprovação, isso se a pesquisa fosse feita na casa dele.

ercias - 24/01/2008 15:30
vereadorercias@hotmail.com
Concordo com td q foi postado e até então também achava Carta Capital uma revista isenta, mas imagino qto esta empresa pagou e vcs sabem dinheiro, mas com relação a esta pesquisa minha cidade foi uma das sortudas pois tem um prefeito com indice de 73% de aprovação, só que vc não acha ninguém na cidade que tenha sido pesquisado, isto é uma enganação, pra boi dormir.
O prefeito de Juquiá tem varios processos correndo na justiça e as Contas de seu primeiro ano ja foram reprovadas pelo Tribunal de Contas e também pela Camara Municipal de Juquiá...

weliton fernandes - 24/01/2008 01:20
contato@cafecentralonline.com
Estou perplexo, Aqui na minha cidade, Barra do corda/ma nosso prefeito esta nessa lista, e nao me lembro de ter essa pesquisa aqui, e do mais, nosso prefeito e um dos piores do brasil, tem processos na justiça, contas reprovadas pelo tce, eu duvido muito essa pesquisa nao foi feita, foi encomendada e a cara do prefeito daqui comprar pesquisa, manoel mariano de sousa, faça uma busca no google com esse nome e verao que falo a verdade. isso foi feito justamente para ludibriar o povo, confundir a cabeça deles em ano eleitoral, mas podem fazer uma pesquisa sera aqui e verao que ele tera idice de 70% de reprovaçao. vamos desmascarar esse povo fraudulento, ja nao basta roubarem o dinheiro publico, ainda roubam as mentes das pessoas. se precisarem de mim estarei a disposiçao, nao sou politico somente eleitor envergonhado com atitudes dos meios de comunicaçao.

maria leopoldina - 21/01/2008 10:40
leoma@hotmail.com.br
Tinha lido seu blog, Rovai, mas não tinha visto a edição da Carta. Sinceramente, até fiquei meio puta com você por ter feito o que considerei provocação a um veículo do nosso campo. Estou escrevendo esse email pra te pedir desculpas. Você foi um gentleman. Aquele caderno na Carta Capital é algo de dar nojo. Tá na cara que foi feito com o dinheiro das prefeituras e que não tem pesquisa nenhuma. Vergonhoso. Como assinante vou mandar uma carta ao Mino exigindo explicações. Isso depõe contra a revista e não tenho dúvida que nesses casos a publicidade deve ser rejeitada. Não tem justificativa. Se, por acaso, uma entidade que defende a pena de morte quiser anunciar na Carta Capital então o senhor Mino Carta aceita a publicidade? Pois é.

avacefu - 21/01/2008 00:12
rudivnic@terra.com.br
Não li essa edição. Mas se consta em cada página que é informe publicitário,...
Pelamordedeus.
Já vi coisa piores, pagas por governos estaduais, que deveriam gastar menos em propaganda e mais em saúde ou educação, por exemplo.

Luiz - 19/01/2008 17:45
l-cavalcante@ig.com.br
Qualquer um que vê a revista, logo percebe que o "Informe Publicitário", não tem nada a ver com a sua linha editorial. Trata-se apenas de uma propaganda que foi paga para ser ali publicada. Qualquer pessoa sabe que um órgão de imprensa, precisa de dinheiro para se manter e que esse dinheiro deve vir de propagandas. Isso não passa de uma transação comercial, que não interfere na linha editorial, ou não deveria interferir. Eu compro um espaço na publicação, onde será divulgada a minha propaganda. Haveria problemas, se a propaganda viesse como uma matéria de responsabilidade da revista e paga por vias nebulosas. Portanto, não vejo nada de errado nisso.

André Lux - 18/01/2008 14:24
andreaugustolux@hotmail.com
Também achei esse anúncio horrível, ridículo, indigno de ser publicado na Carta Capital...

"Carta em Busca do Capital"

Ainda bem que não estou só na a minha indignação com a Revista Carta Capital. Resido em Jataí-Goiás, uma das cidades em que o prefeito foi contemplado no nefasto informe publicitário publicado pela revista na edição nº 478, colodando-o entre um dos melhores do Brasil.

Estava viajando pelo sul do país quando comprei a revista. Quando abri e vi aquela coisa nas páginas centrais, fiquei absolutamente indignado. Entretanto, diante daquela infinidade de fotos horrorosas, desisti, imediatamente de folhear aquelas páginas. Pensei, logo que retornar à minha cidade vou escrever uma carta pra revista para pedir explicações e demonstrar minha revolta.

Afinal, aqui, distante dos grandes centros, a única banca de revistas que vende a revista, até pouquíssimo tempo, tinha apenas dois exemplares à disposição dos clientes. Eu sempre adquiria um deles. Portanto, sou leitor assíduo do material impresso do semanário. Não posso dizer o mesmo dos meus conterrâneos. Creio que, muito menos o prefeito.

Mas para minha enorme surpresa, assim que retornei, um grande amigo que sempre lê o exemplar que compro me disse que não havia conseguido adquiri-lo, pois o nosso "glorioso" prefeito havia saído na revista como um dos indicados na "pesquisa", supostamente realizada pela empresa de marketing Kriação Propaganda, que o apontou com um dos melhores do país.

A minha indignação transformou-se, imediatamente, em pura revolta. Afinal, resido na cidade, sou professor do Cefet e tenho um site com um amigo, no qual procuramos exercer, de maneira digna, o nosso papel de cidadãos. Para que vocês tenham um idéia, acessem o site - www.bocalivre.org - Escrevemos vários artigos que retratam a péssima administração do atual prefeito, apontado pela suposta pesquisa, como um dos melhores do Brasil.

No dia 7 de dezembro publiquei: ”Indignação e Revolta” e o “Resultado da Votação da Comissão de Inquérito”. Esses artigos tratavam das articulações de "um dos melhores prefeitos do Brasil" junto aos vereadores da situação para se livrar da instalação de uma CPI que investigaria supostas irregularidades em sua administração.

Em 2007 foi feita uma pesquisa por um instituto sério para avaliar a administração do prefeito de Jataí e publicada no Jornal O Popular de Goiânia, o maior do estado. O resultado foi uma reprovação de mais de 70%. Então, como a Carta Capital, a única revista da grande mídia nacional que ainda tinha confiança, se prestou a esse papel ridículo e “desonesto” com seus fiéis leitores?

O jornalista Renato Rovai, autor das denúncias sobre a divulgação do informe publicitário na revista, denominou de “lição exemplar” o fato de Carta Capital desistir de publicação da segunda relação dos “melhores prefeitos do Brasil”, prevista para final de fevereiro. E vai além, afirmando que a decisão entra para “o livro das boas lições do jornalismo brasileiro”.

Penso que a revista não fez mais que a sua obrigação, principalmente, pela repercussão negativa que a tal publicação causou à sua reputação de informativo sério e ético. Ao contrário de Rovai, acredito sim, que a atitude dos editores de Carta Capital ao aprovarem a publicação daquela aberração, entraram para a história mostrando como um veículo de comunicação que sempre se pautou pela ética jornalística, pôde macular a sua credibilidade por alguns poucos reais.

A propósito, seria de bom tom que a revista viesse a publico apresentar suas desculpas aos fiéis leitores. Essa atitude, talvez, pudesse atenuar a nossa indignação. Seria bom também divulgar o valor cobrado pela veiculação do referido informe publicitário que ocupou dez páginas da revista. Afinal, será que apenas R$ 1.500,00 cobrados dos prefeitos, contemplados pela “pesquisa” da Kriação Propaganda, foram suficientes para bancar os custos da publicação. Eu, sinceramente, acreditava que o espaço publicitário de uma revista de circulação nacional fosse muito mais caro.

O papel que a revista Carta Capital se prestou foi, absolutamente, lamentável. Desastroso para a história do seu maior acionista, o senhor Mino Carta e seus editores de plantão! Terrível pra nós cidadãos do interior do Brasil que somos vítimas de administrações horrorosas! Portanto, deixo aqui o meu protesto!

Obrigado a todos que se manifestaram contra esse desrespeito à nossa capacidade intelectual publicado na Carta Capital e, principalmente, contra o nosso desejo de ter uma imprensa séria e independente. Ainda bem que não estou só!