domingo, 2 de março de 2008

Agradecimento aos "Blogueiros Musicais" e seus Incríveis Trabalhos

Há tempos que queria escrever um artigo sobre a importância dos blogs que disponibilizam links de discos para serem baixados. Só hoje consegui redigi-lo. Na verdade, o artigo foi uma maneira que encontrei de agradecer aos parceiros, responsáveis pelos blogs, por esse fantástico trabalho em favor da música, em especial, da música brasileira. Todos os blogs que eu relacionei no artigo intitulado: “Os Blogs e a Revolução Musical”, foram importantíssimos pra mim e para a nossa rádio www.radioweb.bocalvire.org - entretanto, fiz um agradecimento especial aos blogs Som Barato e Um Que Tenha. Eles linkaram a Boca Livre e nos ajudaram bastante a divulgar o projeto da rádio.

Já havíamos estabelecido a parceria com o blog http://umquetenha.blogspot.com/ e tempos depois, mais precisamente, no dia 18 de outubro do ano passado, a Boca Livre foi linkada também pelo blog http://sombarato.blogspot.com/. Até o momento tivemos 534 acessos através do Um Que Tenha e 1.748 internautas encaminhados pelo Som Barato. Fantástico resultado!

O interessante é que, a nossa recompensa por esse trabalho de divulgação da música brasileira, que não visa lucro financeiro, é justamente, constatarmos que a rádio está sendo acessada. Esta sim, é a nossa remuneração, ou seja, também virtual.

É muito bom saber que o nosso trabalho duro está atingindo seu objetivo de possibilitar que as pessoas possam conhecer, reconhecer e desfrutar da grande musicalidade brasileira. Um país com uma musicalidade incrível que é escondida pela mídia comercial da maioria da população brasileira. Somente a músicas comerciais e descartáveis é que chegam até nosso povo. Por isso, o nosso esforço de manter um projeto como o da rádio virtual Boca Livre. O mesmo que motiva os parceiros administradores dos blogs que postam músicas através da internet.

Hoje é uma data muito especial para a www.radioweb.bocalivre.org - afinal, o blog Som Barato nos encaminhou 1.748 ouvintes. Em função desta proeza, está assumindo o topo do ranking de acessos da rádio oriundos dos diversos sites e blogs que colaboram conosco. É um dia de festa pra nós e, creio, também para o nosso parceiro Som Barato. Isso só comprova o sucesso do trabalho de sua administração.

AS DIFERENÇAS

A Diferença Como eu havia dito no artigo anterior, todos os blogs realizam um excelente trabalho na divulgação da música brasileira, principalmente, porque não auferem lucros econômicos com esse duro trabalho. São todos movidos pela paixão! Todavia, existem vários fatores que os diferenciam e, por certo, justifica ter ou não mais acessos pelos internautas.

As peculiaridades de cada um vão desde a diversidade de estilos musicas postados, novidades do mercado fonográfico, resgate de clássicos “perdidos”, qualidade sonora das conversões do antigo vinil para a leitura em MP3, a quantidade de kbps em que os mesmos são postados, tamanho do arquivo da foto da capa disponibilizada e o histórico do disco e do músico que foi postado.

Sem dúvida, dentre esses vários itens apontados acima, um que se destaca, são as diversas informações sobre os músicos, os discos. Esses, por sua vez, com suas fichas técnicas. Essa última é esplêndida para os que cultuam a famosa “cozinha”. Afinal, não existe uma boa interpretação vocal sem grandes músicos acompanhando. No caso da música instrumental, então, nem se fala.

É extremamente importante o conhecimento aos músicos que estão produzindo aquele som de altíssima qualidade. Portanto, aí está a diferença entre o Som Barato e o Loronix. Ambos, fazem questão de divulgar esse último item. No caso, o Loronix, escrito em inglês e o Som Barato, no velho e bom idioma Tupiniquim. É bom frisar que todos primam por excelente qualidade na maioria dos itens relacionados acima.

A diferença entre esses blogs estão em pequenos detalhes. Por exemplo: Som Barato – Capas ótima resolução. Nome do disco, ano em que foi gravado, nome das músicas e seus autores e, geralmente, os nomes dos músicos que participaram da gravação. Assim como o Loronix, o Som Barato se atém ao histórico do disco e dos intérpretes. Portanto, como havia frisado, a diferença básica entre os dois blogs e os demais, está nesse histórico.
http://sombarato.blogspot.com/

Lorinix – Capas e algumas contra-capas postadas com ótima resolução. Divulgam também o nome do disco, ano em que foi produzido, nomes das músicas e seus autores, músicos e produtores, sendo que em alguns casos, colocam também a foto dos músicos que tocaram no respectivo disco. Como eu havia mencionado, acrescentam um texto sobre com histórico do disco e do intérprete.
http://loronix.blogspot.com/

Um Que Tenha – Capas com boa resolução. Nome do disco e o ano em que foi produzido. http://umquetenha.blogspot.com/

Abracadabra – Capas com ótima resolução. Colocam todo o material gráfico dos discos que convertem, além da capa e contracapa, encartes e até mesmo o fascículo todo quando o disco vem acompanhado. Não sei se os leitores conseguem imaginar o trabalho que isso dá. Mas vale a pena pelo registro histórico do disco.Claro que consta também o nome do disco, ano de produção, relação das músicas e seus autores. Enfim, apresentam a ficha técnica completa. Isso quer dizer que contemplam o nome de todos os músicos que participaram do disco, bem como, dos arranjadores.
http://abracadabra-br.blogspot.com/

Música da Boa – Capas com ótima resolução. Nome do disco, ano de sua realização e os nomes das músicas.
http://gringo-musicadaboa.blogspot.com/

Cápsula da Cultura – Capas com boa resolução. Nome do disco, ano de sua produção, nomes das músicas e seus autores. http://www.capsuladacultura.com.br/blog

Meus sinceros agradecimentos aos parceiros responsáveis pelos blogs. As novas gerações serão eternamente gratas por esse trabalho incrível em favor da grande música brasileira!

Marquinho Carvalho

Nenhum comentário: