domingo, 29 de agosto de 2010

Treinar e Sonhar

Acompanho sempre a coluna do Tostão e José Geraldo Coutro comentando futebol no jornal Folha de São Paulo. Contrariando o intelectual italiano Umberto Eco que escreveu um ensaio no final da década de sessenta apresentando a tese de que os comentaristas de futebol só se utilizam do "discursa da falação", os dois são hoje os críticos mais lúcidos do esporte bretão em nosso País. Partindo dessa premissa pretendo compartilhar com vocês as suas publicações na Folha. Ressalto que José Geraldo Couto é também um grande crítico de cinema e mantém uma coluna semanal com esse tema na Revista Carta Capital intitulada: "Calçada da Memória" .


TOSTÃO

Treinar e sonhar

Sem Ganso e Neymar, símbolos da renovação, a seleção fica bem enfraquecida


MANO MENEZES, que é um bom técnico, tem mostrado que é um ótimo comunicador. Muricy Ramalho não é bom nisso. Muito menos Dunga.
Comunicar-se bem com o público e com a imprensa é importante para o técnico da seleção, desde que ele não se torne uma estrela da mídia nem um animador de auditório.
A nova seleção, só com jogadores que atuam fora do país (exceto Gabriel), vai treinar em Barcelona. Treinar é sempre bom. Melhor que não fazer nada. Mas é estranho a seleção ficar uma semana apenas treinando.
Foi uma decisão técnica, um pedido do treinador, ou não havia um adversário? Será que a CBF, se esquecendo que o Brasil perdeu as duas últimas Copas, achou as propostas irrisórias? É difícil imaginar que nenhuma seleção quis jogar contra o Brasil, e que a CBF, com sua costumeira ganância, tenha recusado uma boa quantia.
Dizem ainda que Mano Menezes terá, pelo fato de serem treinos, mais chance de conhecer o comportamento de vários jovens fora de campo, e que isso será importante em futuras convocações. Não entendi a diferença entre treinos e jogos para o técnico tirar esse tipo de conclusão. Falam ainda que Pato, Marcelo, André Santos e Hernanes, que estarão em Barcelona, só não foram ao último Mundial porque Dunga não gostou de suas atitudes.
Não é por aí.
Vi jogadores tímidos, arredios, deslumbrados, tornarem-se endiabrados e se agigantarem em campo, e outros, falastrões, bastante sociáveis, amedrontarem-se e se apequenarem diante da responsabilidade.
Nem os melhores psicanalistas, após longos anos de análise, entendem todas as idiossincrasias da alma. "A vida tem ocultos caminhos" (João Guimarães Rosa).
Por causa da grosseria de Dunga, será que a CBF, via Robinho, para pedir desculpas à TV Globo, vai entregar outra camisa da seleção com o nome de um jornalista para a emissora? Foi uma postura ridícula de Robinho. Dunga, que apoiou demais o jogador, deve ter se sentido traído.
Por que Barcelona? Será somente por ser bela e prazerosa, ou seria por outros interesses da CBF?
Tenho saudades de Barcelona, de flanar pela cidade, de beliscar umas tapas, tomando uma cerveja ou um vinho no balcão de um bar e de rever as obras de Miró e Gaudí. Sonhar seus sonhos.A grande razão de se preferir Barcelona a outro lugar da Europa é que a cidade estimula a fantasia, a ousadia e o sonho de jogar diferente. Se fosse essa a razão, seria ótimo para a seleção.

Esta coluna foi publicada no jornal Folha de São Paulo em 29 de agosto - domingo

Nenhum comentário: