sábado, 22 de março de 2008

Assim não "Dapé"


Os companheiros do site Jataí News linkaram o vídeo da reportagem exibida no Jornal Hoje da TV Globo que denuncia a fraude no processo de seleção do concurso público realizado na cidade Itabela, interior da Bahia, organizado pela empresa Méritum Consultoria e Assessoria Ltda, a mesma que foi contratada pela prefeitura de Jataí para efetuar concurso público em nosso município. A notícia foi postada por Alípio Queiroz.

Transcrevi do conteúdo da reportagem narrada por Sandra Anemberg e Evaristo Costa. A matéria foi ao ar no dia 20 de março de 2008.

“Um concurso público é anulado na cidade de Itabela, interior da Bahia. O motivo, fraude no processo de seleção. Os 239 candidatos aprovados teriam ligação com funcionários da prefeitura. Um deles, acredite, é analfabeto. O concurso foi feito em setembro do ano passado. Segundo o ministério público, as folhas de respostas entregues pelos candidatos foram alteradas. Uma perícia comprovou que as assinaturas também foram falsificadas. Até um candidato analfabeto foi aprovado. Entrevistado pela nossa equipe, ele disse que passou porque Deus quis assim. - Fala do entrevistado - “Deus deu consentimento e eu passei, né”.

Links:


É um tremendo absurdo que a prefeitura de Jataí contrate uma empresa envolvida em denúncias dessa natureza, para realizar o seu concurso público para contratação de funcionários para o nosso município. Evidente que o primeiro procedimento que a assessoria jurídica da prefeitura deveria ter tomado era averiguar o histórico da empresa que seria contratada. Reparem bem, o concurso em que foi verificado a suposta fraude envolvendo a empresa Méritum, foi realizado em 23 de setembro do ano passado. Portanto, o Ministério Público já estava investigando as possíveis irregularidades no processo de seleção. Só esse fato já bastaria para não contratá-la. Afinal, você aceitaria alguém sob suspeita de procedimentos irregulares para prestar serviço para sua empresa? Creio que não. Todavia, a prefeitura de Jataí agiu na conta-mão do bom senso.

Como é do conhecimento de toda população jataiense, a atual administração contratou muitos funcionários sem a devida realização de concurso público e, justo agora, faltando poucos meses para as eleições municipais, decide realizá-lo. Tal procedimento deveria ter sido adotado assim que o digníssimo prefeito assumiu a administração e constatou que seria necessário a contratação de mais funcionários.

Um concurso público organizado em período pré-eleitoral já não é conveniente, agora imaginem a sensação da população sabendo que a empresa contratada para executá-lo esteja envolvida num escândalo de fraude. Sugiro aos nobres vereadores e a população que exijam do senhor prefeito o imediato cancelamento do contrato com a empresa Méritum Consultoria e Assessoria Ltda para realização do concurso público municipal. Com esse processo de fraude em seu histórico, a referida empresa está totalmente desqualificada para conduzir o processo seletivo em nosso município.

É até curioso o lema da empresa Meritum Consultoria e Assessoria Ltda: "O trabalho é nosso...o Mérito é seu". Diante das denúncias de fraude no concurso público na cidade de Itabela, na Bahia, em que até um analfabeto foi aprovado "porque Deus quis assim", a frase torna-se bastante sugestiva. Vejam bem, as reticências estão na logomarca da empresa. Nada mais apropriado!

Concurso Público é cancelado devido à acusação de fraude

No último dia 13, o prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Silva, conhecido como Paulo Dapé, assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual, onde se compromete a rescindir o contrato com a Méritum e a não homologar o concurso público realizado pela empresa. De acordo com o representante do MP, promotor Bruno Gontijo, foi constatado, por meio de perícias grafotécnicas, que 70% do material periciado a pedido do Ministério Público Estadual possuía assinaturas falsificadas e que gabaritos foram fraudados.

Marquinho Carvalho

Publicado também no site:

2 comentários:

Marcos Carvalho Lopes disse...

Parabéns pelo blog DR Marquinho, em tempos surreais e bom ter uma voz com sua liberdade e radicalidade... que amis gente escute!

Jataí News disse...

legal o blog pois o povo nesses tempos de turbulências na política, principalmente jataiense, precisa mesmo de mais vozes. Ah! Só pra lembrar. A matéria no www.jatainews.com foi postada por Olimpio de Queiroz e não Alípio Queiroz. Valeu. Abraços.
Olimpio de Queiroz