sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"Carta em Busca do Capital"

Ainda bem que não estou só na a minha indignação com a Revista Carta Capital. Resido em Jataí-Goiás, uma das cidades em que o prefeito foi contemplado no nefasto informe publicitário publicado pela revista na edição nº 478, colodando-o entre um dos melhores do Brasil.

Estava viajando pelo sul do país quando comprei a revista. Quando abri e vi aquela coisa nas páginas centrais, fiquei absolutamente indignado. Entretanto, diante daquela infinidade de fotos horrorosas, desisti, imediatamente de folhear aquelas páginas. Pensei, logo que retornar à minha cidade vou escrever uma carta pra revista para pedir explicações e demonstrar minha revolta.

Afinal, aqui, distante dos grandes centros, a única banca de revistas que vende a revista, até pouquíssimo tempo, tinha apenas dois exemplares à disposição dos clientes. Eu sempre adquiria um deles. Portanto, sou leitor assíduo do material impresso do semanário. Não posso dizer o mesmo dos meus conterrâneos. Creio que, muito menos o prefeito.

Mas para minha enorme surpresa, assim que retornei, um grande amigo que sempre lê o exemplar que compro me disse que não havia conseguido adquiri-lo, pois o nosso "glorioso" prefeito havia saído na revista como um dos indicados na "pesquisa", supostamente realizada pela empresa de marketing Kriação Propaganda, que o apontou com um dos melhores do país.

A minha indignação transformou-se, imediatamente, em pura revolta. Afinal, resido na cidade, sou professor do Cefet e tenho um site com um amigo, no qual procuramos exercer, de maneira digna, o nosso papel de cidadãos. Para que vocês tenham um idéia, acessem o site - www.bocalivre.org - Escrevemos vários artigos que retratam a péssima administração do atual prefeito, apontado pela suposta pesquisa, como um dos melhores do Brasil.

No dia 7 de dezembro publiquei: ”Indignação e Revolta” e o “Resultado da Votação da Comissão de Inquérito”. Esses artigos tratavam das articulações de "um dos melhores prefeitos do Brasil" junto aos vereadores da situação para se livrar da instalação de uma CPI que investigaria supostas irregularidades em sua administração.

Em 2007 foi feita uma pesquisa por um instituto sério para avaliar a administração do prefeito de Jataí e publicada no Jornal O Popular de Goiânia, o maior do estado. O resultado foi uma reprovação de mais de 70%. Então, como a Carta Capital, a única revista da grande mídia nacional que ainda tinha confiança, se prestou a esse papel ridículo e “desonesto” com seus fiéis leitores?

O jornalista Renato Rovai, autor das denúncias sobre a divulgação do informe publicitário na revista, denominou de “lição exemplar” o fato de Carta Capital desistir de publicação da segunda relação dos “melhores prefeitos do Brasil”, prevista para final de fevereiro. E vai além, afirmando que a decisão entra para “o livro das boas lições do jornalismo brasileiro”.

Penso que a revista não fez mais que a sua obrigação, principalmente, pela repercussão negativa que a tal publicação causou à sua reputação de informativo sério e ético. Ao contrário de Rovai, acredito sim, que a atitude dos editores de Carta Capital ao aprovarem a publicação daquela aberração, entraram para a história mostrando como um veículo de comunicação que sempre se pautou pela ética jornalística, pôde macular a sua credibilidade por alguns poucos reais.

A propósito, seria de bom tom que a revista viesse a publico apresentar suas desculpas aos fiéis leitores. Essa atitude, talvez, pudesse atenuar a nossa indignação. Seria bom também divulgar o valor cobrado pela veiculação do referido informe publicitário que ocupou dez páginas da revista. Afinal, será que apenas R$ 1.500,00 cobrados dos prefeitos, contemplados pela “pesquisa” da Kriação Propaganda, foram suficientes para bancar os custos da publicação. Eu, sinceramente, acreditava que o espaço publicitário de uma revista de circulação nacional fosse muito mais caro.

O papel que a revista Carta Capital se prestou foi, absolutamente, lamentável. Desastroso para a história do seu maior acionista, o senhor Mino Carta e seus editores de plantão! Terrível pra nós cidadãos do interior do Brasil que somos vítimas de administrações horrorosas! Portanto, deixo aqui o meu protesto!

Obrigado a todos que se manifestaram contra esse desrespeito à nossa capacidade intelectual publicado na Carta Capital e, principalmente, contra o nosso desejo de ter uma imprensa séria e independente. Ainda bem que não estou só!

Nenhum comentário: